Transtorno Opositor Desafiador (TOD) | Christian Dunker | Falando nIsso

Transtorno Opositor Desafiador (TOD) | Christian Dunker | Falando nIsso

Christian Dunker

6 месяцев назад

52,716 Просмотров

Ссылки и html тэги не поддерживаются


Комментарии:

@aurelogomes
@aurelogomes - 25.06.2024 20:38

Uma aula valiosa e de extrema necessidade para os dias atuais. Dunker é foda!

Ответить
@MarcosSilva-bb2mj
@MarcosSilva-bb2mj - 26.06.2024 06:05

Sei que o dsm tem seus problemas e que o excesso de diagnóstico é real. Mas eu me senti assistindo a um vídeo do Olavo de Carvalho vendo o Dunker relativizar o TOD e comparar com rebeldia questionadora. Será que ele também acredita na teoria das mães geladeiras?

Ответить
@RafaRangelOficial
@RafaRangelOficial - 27.06.2024 01:46

Chinelo resolve

Ответить
@RafaRangelOficial
@RafaRangelOficial - 27.06.2024 01:47

Próxima geração será um caos kkkkk

Ответить
@danielrosa587
@danielrosa587 - 27.06.2024 03:26

Hoje estava comprando livros em um sebo no qual frequento a anos...e um indivíduo que trabalha lá mas aparece de vez em quando ele faz parte da família do dono...ele teve problemas com a justiça...então ao me ver conversando com outros funcionários eu andava entre as estantes de livros ele começou a ter comportamentos estranhos com o olhar inquiridor me espionava e influenciava o dono de que eu estava roubando livros e tirando o foco dos funcionários no qual estaria lesando o dono...o mais impressionante é que só foi ele entrar que começou essa perturbação...🇧🇷🤔

Ответить
@DanielaLedo
@DanielaLedo - 27.06.2024 11:22

Acho que ele tem TOD

Ответить
@DanielaLedo
@DanielaLedo - 27.06.2024 11:22

Acho

Ответить
@anapaulamaciel4113
@anapaulamaciel4113 - 30.06.2024 18:34

O final é tudo: a servidão voluntária.

Ответить
@suhel6804
@suhel6804 - 01.07.2024 06:22

Uma vizinha , grita, berra humilha, ameaça e diz p o filho mais velho de 7/8 anos não merece nada, que não aprende nada na escola, que é mau , tem q comer comida estragada...fiquei mt assustada qdo ouvi a primeira vez, achei q era babá ou parente, e fiquei vigiando, e p minha surpresa é a Mãe. Uma mae mt infeliz. Eu não escuto a voz dessa criança, só dela, q faz td isso quase td dia, na ausência do pai, q parece ser um bom pai. É angustiante não só p mim , percebi q tbm p outros vizinhos do msm bloco. Se ela levar esse menino no medico, e falar do "trabalho" que ele dá, no ponto de vista dela, claro, ele sai de lá diagnosticado c Tod, medicado , e o problema dela estará resolvido. Tristeza😢.

Ответить
@johnsmiguel
@johnsmiguel - 02.07.2024 05:07

A medicalização da vida é algo muito problemático no capitalismo.

Ответить
@juspohr457
@juspohr457 - 03.07.2024 20:25

Por que a thumb é um emo hipster? hahahahaha

Ответить
@ana25abrahao
@ana25abrahao - 03.07.2024 23:14

Lembrei do moleque situacionista naquela conferência do Lacan hehe

Ответить
@ana25abrahao
@ana25abrahao - 03.07.2024 23:40

Dunker, cê podia fazer outro vídeo sobre borderline na pegada desse vídeo, abordando a problemática num sentido mais amplo.

Ответить
@carolinedvoiaski4655
@carolinedvoiaski4655 - 05.07.2024 04:37

Querido Cristian e o diagnóstico de super dotação/altas habilidades? Sou professora e vejo esse diagnóstico crescendo também, com a vantagem de que, como parece ser "melhor" uma "vantagem", as crianças parecem não sofrer tanto. Mas digo parece, pq na verdade esses diagnósticos tem uma via de não dupla né. Ao mesmo tempo que classificar ajuda a entender, classificar ajuda a "excluir com justificativa".

Ответить
@MsJosephinne
@MsJosephinne - 05.07.2024 17:18

Tenho 24 anos de educação e como disse Freud: "Educar é algo impossível, assim como analisar! Dar nome aos transtornos trás uma certa segurança, mas já vi um diagnósticado como TOD que era um perigo, violento, impossível ficar junto com os outros, a secretaria de educação junto ao conselho tutelar autorizou ele não frenquentar as aulas aos 9 anos de idade.E outro que era difícil, questionador, mas dava pra levar e aprendia dentro das suas limitações, era um aluno médio em termos de conteúdo, dava pra conversar com ele. Como pode dois casos terem o mesmo diagnóstico? Antigamente o primeiro se chamaria louco, segundo rebelde, mas ainda sociável.

Ответить
@magnoalves6277
@magnoalves6277 - 08.07.2024 23:52

É por isso que sou fã desse cara...

Ответить
@dani.medstudent
@dani.medstudent - 09.07.2024 00:45

Acho que tenho TOD rsrsrsrs

Ответить
@rodrigogbahia
@rodrigogbahia - 10.07.2024 00:34

Dunker passa metade do vídeo explicando que sofrimentos relacionados ao tema existem e devemos olhar para eles; a outra metade, criticando a forma. Alguns comentários aqui: "você está errado, o sofrimento existe sim, eu já vi!" 🤦🏻‍♂️

Ответить
@sandradossantos7342
@sandradossantos7342 - 13.07.2024 22:08

Amei a camisa e a ironia! Dunker pistola é maravilhoso! ❤️

Ответить
@henriquepires4913
@henriquepires4913 - 14.07.2024 00:39

Antigamente questionar a sociedade e desafiar as regras eram visto como inteligencia. Hoje inventam essas doenças. As crianças são as verdadeiras anarquistas. Que continuem desafiando as normas sociais e convencoes.

Ответить
@beatrizcoelho9899
@beatrizcoelho9899 - 20.07.2024 20:53

Infelizmente, já estão medicando isso. E a mãe me contou que a criança melhorou muito. Eu levei susto, mas não sou psicóloga. Só escutei o relato, e agora me deparei com esse vídeo...

Ответить
@virginiabalau1538
@virginiabalau1538 - 21.07.2024 06:02

Christian, compartilho em parte da sua crítica. Com certeza, muitos diagnósticos devem ser analisados com crítica. Mas daí a ler o DM em uma live , é bem diferente. Fazer crítica sem nenhuma contextualização de casos reais, não combina com a responsabilidade da sua influência em outras situações. Sugiro que você reveja este vídeo e veja as dramatizações, fazendo seus comentários. O que o levou a tanta agressividade?

Ответить
@fujiko_
@fujiko_ - 22.07.2024 07:58

Só 6%? Então todo o resto é gado manso?

Ответить
@MauricioCardozo-yp6hl
@MauricioCardozo-yp6hl - 22.07.2024 19:59

Dunker nesse tema , está marxista demaiiiiis. Columbine e realengo.....mostram onde se chega com essa passaçao de pano psicanalítico. O varejo também conta.

Ответить
@mauromabhud2781
@mauromabhud2781 - 24.07.2024 20:44

Eu vejo nesse tipo de comportamento uma linguagem reagindo de forma a ser ouvido, e com isso fazer o ambiente refletir sobre sua ação.

Ответить
@felipesoares3069
@felipesoares3069 - 25.07.2024 12:40

Sou completamente ignorante em psicologia, mas me parece que o diagnóstico de TOD é, na verdade, o diagnóstico de reacionário do profissional rsrs

Ответить
@ana3cs3
@ana3cs3 - 27.07.2024 07:54

Quantas crianças vitimas de abuso serão diagnosticadas com TOD?

Ответить
@teceravida1756
@teceravida1756 - 28.07.2024 21:20

Ufaaa!!! Que aula!!! Quanta clareza e criticidade!!! Prof Dunker obrigada por dividir tanto conhecimento... esse vídeo me despertou muita coisa....Obrigada por existir!!!!❤

Ответить
@GuilhermeMagalhães-c3t
@GuilhermeMagalhães-c3t - 29.07.2024 22:23

Christian Dunker, como sempre, ESPETACULAR!
Mas, nesse vídeo, ele se SUPEROU!
Concordo plenamente com ele, sobretudo, em sua "ironização" dos "diagnósticos universalisados" por pareceres culturais atuais que atendem expectativas coletivas, sobretudo, as das escolas primárias e de ensino médio, que buscam uma tipificação, classificação e classificação do sujeito enquanto estereótipo de uma suposta coletividade, em detrimento de sua subjetividade e individualidade intransferível.
De cada cem clientes que me foram encaminhados com suspeito "suposto diagnóstico" de TDAH, um ou dois continham algum percentual possível de sê-lo; e nenhum de conter TOD "clássico", apenas imaginário, a partir do "pretenso diagnóstico" daquele que o suscitara.
Daí, minha plena concordância com o Grande Pensador Psicanalista Christian Dunker.

Ответить
@averdadedoi000
@averdadedoi000 - 03.08.2024 09:09

O cara está fazendo um deserviço ao avanço dos estudos.

Ответить
@anaborges1722
@anaborges1722 - 09.08.2024 02:29

Adoro o Dunker, aprecio o trabalho dele. Mas achei o video ironico demais. Estamos falando de criancas, nao estamos falando de adultos que tem plena condição de discernir regras, respeito, colaboração. Em se tratando de desenvolvimento humano, precisamos ser humildes. Considerando sim, todos os contextos que em o sujeito esta inserido.

Ответить
@alexandreberner1311
@alexandreberner1311 - 16.08.2024 18:11

Cabeça no forno e pé no congelador seguimos todos na média. Agora só falta o transtorno não questionador e não desafiador no proximo DSM.

Ответить
@marisapulsone7452
@marisapulsone7452 - 19.08.2024 06:59

Vídeo imprescindível👏👏👏👏👏👏

Ответить
@MoemaMariaSilveira
@MoemaMariaSilveira - 02.09.2024 19:31

Boa e necessária crítica!

Ответить
@lucineidemborges
@lucineidemborges - 03.09.2024 20:15

Uau, que vídeo esclarecedor, maravilhoso. Uma pena que a sociedade não tenha esse mesmo pensamento. As escolas principalmente, precisam abraçar essas crianças/adolescentes e as famílias. Isso é um assunto muito sério que precisa ser muito discutido e divulgado, em prol do bem maior. Essas crianças /adolescentes, necessitam de inclusão social.

Ответить
@gilmendes6170
@gilmendes6170 - 17.09.2024 19:28

Na minha cidade, os diagnósticos desses tipos de distúrbios cresceram vertiginosamente. Fico indignado com a forma que os pais tratam essa questão, principalmente nas escolas particulares, imputando aos seus filhos - por vezes a iniciativa partindo deles próprios - esses diagnósticos duvidosos, fazendo com que eles se submetam a um regime excludente na escola com provas avaliativas adaptadas, por exemplo.

Ответить
@raquel3256
@raquel3256 - 18.09.2024 23:29

Sou professora de ensino fundamental II e médio. Tenho mais de 400 alunos e muitos com laudo de TOD. Nenhum deles apresenta comportamento opositor em sala de aula comigo ou com outros professores. Conversando com os pais percebo que o comportamento do aluno na escola é completamente diferente do que em casa.

Ответить
@erikapessoa7050
@erikapessoa7050 - 22.09.2024 13:20

DSM-5 tem a descrição da criança mal educada e sem limite? Trabalho com crianças e muitos dos casos se resume a minha pergunta. Pais ausentes, crianças criadas com celular desde bebês e por aí vai....

Ответить
@cristianepaschoa6690
@cristianepaschoa6690 - 24.09.2024 04:45

😳😳😳 prof, vc tem TOD????? Hahaahahahhahhahaha

Ответить
@JulianaAparecidaJonsonGonçalve
@JulianaAparecidaJonsonGonçalve - 26.09.2024 00:11

Professor, muito diferente da maioria, o vídeo pra mim tem proveito entre 24 e 25min. Pude compreender a crítica, porém profissionais não conseguem trabalhar diante do estudante que em toda aula está em oposição. Os outros estudantes também são prejudicados, mesmo com uma aula ativa, lúdica etc. A educação está interessada em saber alternativas de suporte para este estudante que não tem para onde aliviar sua angústia, sofrimento, pois a escola é gerida pela passividade/agressividade, a família está também sem amparos - estou falando da quebrada, sem sáude, sem transporte, sem emprego, sem, sem - e o professor/a chega em casa e cai na cama, ou seja, não tem espaço para também aliviar sua própria angústia profissional, familiar, social. Há interesse sim em querer lidar com o sofrimento daquele que está oposto a tudo e a um passo do precipício da miséria e não do diagnóstico.

Ответить
@psicopauta2854
@psicopauta2854 - 16.10.2024 21:35

É de acordo com o DSM eu tenho tudo isso ae. Sou o Mr. Burns da doença mental!

Ответить
@DanielaMartinsSaviotideBastos
@DanielaMartinsSaviotideBastos - 19.10.2024 23:38

O melhor

Ответить
@thaileone3312
@thaileone3312 - 21.10.2024 04:11

tente não diagnosticar o monark

Ответить
@exxplenitude
@exxplenitude - 24.10.2024 15:09

você fala como se o ensino no Brasil fosse exemplar e não estivesse tão sucateado. Às vezes acaba-se produzindo patologias ao invés de tratá-las. Citou a cadeia como exemplo de uma das instituições civilizatórias; ela funciona? Quais são os resultados? Quem sai de lá está melhor, mais humanizado, deixando de cometer crimes ou saem mais revoltados e perigosos? Eu acho que o resultado é um diagnóstico se na prática essas instituições são mesmo civilizatórias/humanizadas. PS.: (que talvez não te faça sentido) nem toda dor/sofrimento é delírio. 😊

Ответить
@camilavieira8253
@camilavieira8253 - 13.11.2024 06:00

Gostaria que o Senhor passasse um tempo com uma família com um diagnóstico real de TOD. Sentisse o desgastes físico e, principalmente, emocional, dessas famílias. O que o senhor fez, foi ler o significado ao pé da letra, mas o que se passa com todos, não só o diagnosticado é muito complicado e desgastante e é necessário ajuda a todos.

Ответить
@MELINADEMENDONCASPOTO
@MELINADEMENDONCASPOTO - 18.11.2024 20:16

Boa palestra. Não sanou minha dúvida principal sobre como se fazem os diagnósticos de TOD, mas lançou uma pista sobre a definição a partir de relações e da generalidade perigosa do DCM. Eu, diagnosticada com TOD, não tirei conclusão nenhuma se haveria erro ou exagero no diagnóstico que, por sinal, me deixou insegura recentemente. Até então, este nome (TOD) me pareceu cair como uma luva em mim.
Aliás, essa experiência de auto-empatia devido a um diagnóstico (que inclui TEA e personalidade esquizóide), me deixou um pouco insatisfeita com muitas das colocações do vídeo... Apesar de eu enteder que esse não era o objetivo, o que foi expressamente declarado mais de uma vez, me pareceu muito reforçada uma perspectiva de diagnóstico como adaptação ou, mais especificamente, sujeiçao. Com enfase no nosso contexto econômico, onde ser sujeitado voluntariamente através das próprias escolhas individuais é mato.
Eu concordo com essa crítica, mas me incomoda não haver um esclarecer maior sobre quando estaríamos diante de um profissional suspeito. Pq são os profissionais que fazem os diagnósticos suspeitos e é a seriedade e compreensão deste profissional que vai referendar o excessivamente genérico DCM. Uma vez que não se fala deste profissional, como posso ter noção se o diagnóstico é exagerado e/ou moralizante? Qdo se dá o upgrade de suspeito para correto? Nunca?
Vc disse para estudar, mas não é tão simples assim. Estudar quem ou o quê? Uma vez autodidata, a pessoa interessada não vai buscar justamente os conteúdos que reforçam o que ela quer ouvir? Por exemplo, alguém que vê diagnósticos psi unicamentecomo caixinhas modelatórias, pode procurar você, ficar feliz e negar atendimento específico a um filho ou a si mesmo. Negar tomar algum remédio (não para TOD, mas para comorbidades) pq não quer ser "adestrado"pela manipuladora indústria farmacêutica neoliberal... Essa perspectiva me deixou um tanto frustrada.
Mas, no geral, o conteúdo é muito esclarecedor. Agradeço.

Ответить
@eitcha
@eitcha - 20.11.2024 19:50

Engraçado que uma das coisas que NÃO virou transtorno foi excesso de controle e de manipulação de comportamentos….algo a se pensar.

Ответить
@adoroolhar
@adoroolhar - 23.11.2024 06:12

momentos hilários neste video... dsm5 é muito vulnerável. dunker comunicador.

Ответить
@sharlenncarvalho979
@sharlenncarvalho979 - 10.12.2024 19:46

E ainda em o DMDD -Transtorno de Desregulação do Humor Disruptivo (DMDD)

Ответить